segunda-feira, 26 de junho de 2017

"Temos um baita problema", por Seymour M. Hersh


Seymour M. Hersh, Welt Am Sonntag, Alemanha

Traduzido pelo coletivo da vila vudu

Oficiais de inteligência não acreditaram no suposto ataque com gás sarin em Khan Sheikhoun. Welt Am Sonntag apresenta o protocolo de uma conversa entre um conselheiro de segurança e um soldado norte-americano da ativa, em serviço numa base chave da região.

Trump com seus auxiliares em Mar-a-Lago

Fizemos abreviações: Soldado Americano (SoldAm) e Assessor de Segurança (AsseSeg). Welt Am Sonntag sabe o local preciso do encontro. Por razões de segurança, alguns detalhes de operações militares foram omitidos.

6 de abril, 2017

Soldado Americano (SoldAm): Temos um baita problema.

Assessor de Segurança (AsseSeg): O que aconteceu? É Trump, que está ignorando a inteligência e vai atacar os sírios? Estamos mijando nos russos? É isso?

SoldAm: Não pode ser pior... As coisas estão degenerando.

AsseSeg: Você talvez nem tenha visto a conferência de imprensa de Trump ontem. Ele abraçou a história da mídia, sem nem perguntar se havia inteligência! Estamos a um passo de os russos nos darem um pé na bunda. Fucking perigoso. Onde estão os malditos adultos? O fracasso da cadeia de comando para dizer a verdade ao presidente, ele queira ou não queira ouvir, ficará na história como um dos nossos piores momentos.

SoldAm: Não sei. Nada disso faz sentido. Nós SABEMOS que não houve ataque químico. Os sírios atacaram um depósito secreto de armas (é legítimo alvo militar) e houve dano colateral. Foi isso. Não houve nenhum tipo de ataque químico.

AsseSeg: E agora estamos despejando um monte de merdas de Tomahawks) em cima deles.

SoldAm: Sempre houve uma agenda oculta. Estão sempre tentando pegar o Irã. O que o pessoal à volta de Trump não compreende é que os russos não são tigres de papel e têm capacidade militar mais robusta do que a nossa.

AsseSeg: Não sei o que os russos vão fazer. Talvez fiquem atrás e deixem os sírios defender as próprias fronteiras, ou podem prover algum tipo de apoio morno, ou podem nos detonar, nos mandar prá porra de bem longe do espaço aéreo e de volta para o Iraque. No momento, sinceramente, não sei o que esperar. Sinto que tudo é possível. O sistema de defesa aérea dos russos é capaz de destruir nossos TLAMs. É negócio muito muito grande... E estamos ainda pensando em avançar...

AsseSeg: Você tem toda a razão. Claro que a Rússia não vai esperar sentada, não vai deixar acontecer.

AsseSeg: Quem está fazendo isso? Vem de Votel? (General Joseph L. Votel, Comandante do Comando Central dos EUA, NEd)?

SoldAm: Não sei. Vem de alguém bem grande... É negócio muito muito grande.

SoldAm: Só pode estar vindo do presidente.

SoldAm: Eles [os russos] estão avaliando as suas opções. Há indícios de que serão apoiadores passivos da Síria e não usarão seus sistemas... a menos que gente deles seja ameaçada. Em outras palavras, o céu está sinistro.

7 de abril, 2017

AsseSeg: O que os russos estão fazendo ou dizendo? Estou correto, e não causamos nenhum dano real à Rússia ou à Síria?

SoldAm: Graças a Deus não atingimos coisa alguma. Eles recolheram toda a aviação e o pessoal. Basicamente, demos a eles umshow caríssimo de fogos de artifício.

AsseSeg: Eles sabiam onde estavam os navios deles e assistiram a todo o ataque, do lançamento até o fim.

SoldAm: Os russos estão furiosos. Dizem que temos a inteligência correta e que sabemos a verdade sobre o ataque ao depósito de armas.

SoldAm: E estão certos.

SoldAm: Acho é que não fez diferença nenhuma, elegermos Clinton ou Trump. Foda.

SoldAm: Em primeiro lugar, ninguém está dizendo a verdade sobre a razão completa pela qual estamos no Iraque e na Síria. Que a missão agora fodeu.

SoldAm: Algum dos seus colegas estão irritados, ou todos vão continuar com a mesma merda, dizendo que está tudo bem?

SoldAm: Parece um hospício... Até dissemos aos russos, uma hora antes do impacto...

SoldAm: Mas claramente eles já sabiam o que ia acontecer.

AsseSeg: Oh, claro que sim.

AsseSeg: Agora a Fox está dizendo que escolhemos atacar o campo de pouso sírio, porque os ataques químicos foram lançados de lá. Wow. Não há meio de acertar essa merda?!

SoldAm: Eles estão acertando, quero dizer, aumentando a merda que começaram.

SoldAm: É tão, tão grave...

AsseSeg: Deus nos ajude!!!

8 de abril, 2017

SoldAm: Os russos estão sendo extremamente razoáveis. Apesar do que a mídia noticia, os russos continuam tentando desconflitar e coordenar a campanha aérea.

AsseSeg: Acho que os russos ainda não se deram conta de o quanto Trump está realmente agindo como doido, nessa questão. E acho que nós não vamos gostar do dano que os russos nos podem fazer.

SoldAm: Os russos estão mostrando impressionante contenção e calma inacreditável. Parecem interessados principalmente em desescalar tudo. Acho que não querem perder nosso apoio para ajudá-los a destruir o ISIS.


AsseSeg: Mas tenho a impressão de que só insistirão nessa abordagem enquanto acreditarem que possa funcionar. Se nós insistirmos nessa nossa atitude agressiva, mais dia menos dia eles revidarão.

blogdoalok

Um comentário :

  1. Podem crer SoldAm e AsseSeg, a paciência dos Russos para convosco is running out. Vão vos cair em cima com tudo,...

    ResponderExcluir